sexta-feira, 18 de maio de 2012


TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO)

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. 
Gálatas 5:22
Temperança (em grego: σωφροσύνη, sophrosyne, em latim: temperantia)Significa equilibrar, colocar sob limites, moderar a atração dos prazeres, assegurar o domínio da vontade e dos instintos naturais.
A temperança (domínio próprio) em minha opinião é o fruto do Espírito mais difícil de ser exercido em nossas vidas, porque não é fácil dominar a vontade da carne.
A obra da carne que mais se opõe à temperança é a lascívia que significa: Sensualidade; lúbrica; desregrado (devasso, libertino); libidinagem (Relativo ao prazer sexual, ou que o sugere; voluptuoso, Que procura constantemente e sem pudor satisfações sexuais); Luxúria.
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,” 
Gálatas 5:19
Hoje em dia é muito comum nós nos expormos ao pecado, porém isso é muito perigoso, por isso a Palavra de Deus deixa bem claro que nós devemos fugir do pecado.
 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. 
Marcos 14:38
 Porque apesar de em nós habitar o Espírito Santo, nós somos carne, e tanto a carne quanto o Espírito batalham entre si para ter domínio sobre nós.
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”. 
Gálatas 5:17
Muitas vezes nos expomos ao pecado, pensando que somos fortes e que se ficar “perigoso demais” teremos condições de nos controlar e assim, não praticar o pecado. Mas é aí que nós nos enganamos, porque o que nos dá forças para vencermos as tentações é o Espírito Santo. E Ele só exerce a função de nos fortalecer quando estamos buscando a SANTIFICAÇÃO. Deus é e sempre será fiel para nos ajudar a vencer os desejos da carne. Mas uma vez que nós buscamos nos aproximar do pecado, já está claro que estamos afastados de Deus, porque Ele é Santo. Quem está no Espírito busca a santidade para se aproximar cada vez mais de Deus.
“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.
2 Coríntios 7:1
Quando nós exercitamos a TEMPERANÇA deixamos claro o que queremos para nós. Isso significa que não importa o quão prazeroso para a nossa carne possa ser aquele momento, temos a consciência de que o Espírito testifica contra a prática do pecado, seja ele qual for. E que apesar das nossas fraquezas estamos dando preferência à atuação do Espírito em nosso ser.
Nem sempre é fácil resistir, pelo contrário, ás vezes é muito difícil. Mas nenhuma dificuldade é desculpa para pecar.  “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” 
Romanos 8:8.
Porque temos um Deus que nos libertou do domínio do pecado.
 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 
Romanos 8:2
 Que nós possamos apresentar a Deus o nosso corpo como um sacrifício santo: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. 
Romanos 12:1
E que nós possamos ter sempre uma boa consciência diante de Deus, porque foi para isso que nós fomos chamados: para viver em Santidade e para praticar a Palavra de Deus
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. 
Tiago 1:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário