sexta-feira, 18 de maio de 2012


TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO)

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. 
Gálatas 5:22
Temperança (em grego: σωφροσύνη, sophrosyne, em latim: temperantia)Significa equilibrar, colocar sob limites, moderar a atração dos prazeres, assegurar o domínio da vontade e dos instintos naturais.
A temperança (domínio próprio) em minha opinião é o fruto do Espírito mais difícil de ser exercido em nossas vidas, porque não é fácil dominar a vontade da carne.
A obra da carne que mais se opõe à temperança é a lascívia que significa: Sensualidade; lúbrica; desregrado (devasso, libertino); libidinagem (Relativo ao prazer sexual, ou que o sugere; voluptuoso, Que procura constantemente e sem pudor satisfações sexuais); Luxúria.
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,” 
Gálatas 5:19
Hoje em dia é muito comum nós nos expormos ao pecado, porém isso é muito perigoso, por isso a Palavra de Deus deixa bem claro que nós devemos fugir do pecado.
 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. 
Marcos 14:38
 Porque apesar de em nós habitar o Espírito Santo, nós somos carne, e tanto a carne quanto o Espírito batalham entre si para ter domínio sobre nós.
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”. 
Gálatas 5:17
Muitas vezes nos expomos ao pecado, pensando que somos fortes e que se ficar “perigoso demais” teremos condições de nos controlar e assim, não praticar o pecado. Mas é aí que nós nos enganamos, porque o que nos dá forças para vencermos as tentações é o Espírito Santo. E Ele só exerce a função de nos fortalecer quando estamos buscando a SANTIFICAÇÃO. Deus é e sempre será fiel para nos ajudar a vencer os desejos da carne. Mas uma vez que nós buscamos nos aproximar do pecado, já está claro que estamos afastados de Deus, porque Ele é Santo. Quem está no Espírito busca a santidade para se aproximar cada vez mais de Deus.
“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.
2 Coríntios 7:1
Quando nós exercitamos a TEMPERANÇA deixamos claro o que queremos para nós. Isso significa que não importa o quão prazeroso para a nossa carne possa ser aquele momento, temos a consciência de que o Espírito testifica contra a prática do pecado, seja ele qual for. E que apesar das nossas fraquezas estamos dando preferência à atuação do Espírito em nosso ser.
Nem sempre é fácil resistir, pelo contrário, ás vezes é muito difícil. Mas nenhuma dificuldade é desculpa para pecar.  “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” 
Romanos 8:8.
Porque temos um Deus que nos libertou do domínio do pecado.
 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 
Romanos 8:2
 Que nós possamos apresentar a Deus o nosso corpo como um sacrifício santo: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. 
Romanos 12:1
E que nós possamos ter sempre uma boa consciência diante de Deus, porque foi para isso que nós fomos chamados: para viver em Santidade e para praticar a Palavra de Deus
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. 
Tiago 1:22


Tantas Filosofias, Poucos sabem o que é Igreja!




Igreja: Grupo de mais de duas pessoas, unidas para adoração a Deus. O termo igreja só é conhecido nas escrituras no Novo Testamento quando Jesus diz a Pedro: ““... sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Não podemos confundir Igreja com Templo. Templo é um espaço físico usado para que a Igreja se reúna.

 (Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Jo 4:22-24)
Função da Igreja: A Igreja tem uma função dada por Deus muito simples de ser entendida, poucos praticam o que realmente é de competência da Igreja, porque o que tem tido ênfase nos últimos tempos são dogmas falíveis, burocracia extremista e escândalos da Liderança de algumas igrejas, sendo esse escândalo, financeiro e/ou moral. A Igreja tem a função de crer em Deus, se arrepender dos seus pecados, Adorar a Deus sobre todas as coisas e Amar o próximo como se ama a si mesmo.
Quando isso é cumprido, todas as leis e mandamentos são cumpridos!
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mt 22:37-39.

Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cujo desempenho é, usualmente, prescrita e codificada por uma Religião ou pelas tradições da comunidade.

Show: Espetáculo teatral ou cinematográfico em que há música dança, coreografia e, geralmente, está montado em torno de um cantor ou artista.


Culto é adoração ou homenagem a uma divindade.

Adoração: Reconhecimento da Majestade de Deus.

Evangelista Anderson Oliveira

quinta-feira, 3 de maio de 2012


Ao invés de só ouvir comece a ver

Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. 
Jó 42:5
Se me perguntarem qual homem na história da Bíblia teve a maior e mais profunda experiência com Deus, com certeza eu responderei: JÓ.
Nós sempre lemos esse livro dando ênfase a vida de Jó, sua perda, sua doença, e, em fim, sua restituição em dobro de tudo que antes ele tinha.
                Pra mim essas coisas perdem o destaque, diante de tudo o que o Senhor revelou a ele, porque se tratam de coisas físicas, e passageiras (mas sei que também são importantes e necessárias).Enquanto o que Deus revelou a ele são coisas simplesmente incríveis e inimagináveis.
                No capítulo 38, Deus fala a Jó várias coisas a respeito da criação do mundo e revela a ele que mesmo sem ele saber ele já era nascido, antes mesmo de todas estas coisas. E que os filhos de Deus já o adoravam antes mesmo de existir este planeta, muito antes da humanidade existir. Que coisa maravilhosa não?! A palavra de Deus diz que os filhos de Deus se apresentaram diante dEle quando Satanás entre eles foi falar com Deus.
                Imagino que poucas pessoas haviam parado para analisar este pequeno versículo que traz uma revelação tão grandiosa: A NOSSA PRÉ-EXISTÊCIA.
                Para alguns isso pode ser um espanto, e até mesmo escândalo. Mas pra mim isso é algo incrível!!! É muito bom saber que eu vim de Deus e voltarei para Ele, para adorá-lo como antes.
                Alguns podem até discordar da minha visão, dizendo o que quando a Palavra diz “Filhos de Deus” poderia tratar-se de seres celestiais. Mas a única menção que a Bíblia faz desse termo “filhos de Deus” (além de Jesus, é claro) é quando ele fala de nós, os Eleitos de Deus.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1
Eu sei que Deus ainda tem muito mais para nos revelar, mas o que acontece, muitas vezes é que nós tentamos nos achegar a Ele com o nosso próprio entendimento, e muitas vezes queremos contestar até mesmo a Palavra, simplesmente pelo fato de termos uma visão cauterizada pela tradição. Que assim como Jó por fim, se humilhou diante do Todo-Poderoso, e reconheceu que o que Ele sabia a respeito de Deus não era nada diante de TUDO o que Deus lhe revelara ao longo de sua luta, que nós também possamos no achegar ao Senhor e dizer: Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 
Jó 42:4